U2 e Queen

O homem fica picado, e ainda bem.
Assim é que gosto de o ver, com pêlo na venta.

Mas vamos lá a esse exercício do hoje em dia e antigamente e não sei o quê:

Esse estilo do Bono era usado na altura... pelo Bono. O vocalista dos U2 (os Xutos e Pontapés da Irlanda), andava um bocadito deslocado. Só tarde percebeu que andou a fazer figura de transgénico mal parido. Bom, era a imagem de marca do moço e, mal ou bem, tinha uma.

Mas pronto, os U2 de hoje em dia têm um aspecto cool, vejamos:



Não é preciso dizer-vos que, se eu tivesse acabado de estacionar o carro e me aparecesse o The Edge à frente, só lhe dizia: "pá não tenho trocos".
Quanto ao Bono, visivelmente adoptou o sempre "másculo" estilo à cowboy de Brokeback Mountain.

Não que acho de importância o aspecto de uma banda. Eu vou principalmente ouvi-los e não vê-los, e pouco me interessa por onde comem desde que a música seja boa. E desde que não sejam os Backstreet Boys, claro.

Vamos aos Queen de hoje em dia:



Queen sem Freddy Mercury é a mesma coisa que os U2 seriam sem o Bono. Mas ao menos os Queen mantêm a tradição, ou seja, o único rabeta (embora o actual não esteja confirmado) da banda continua a ser o vocalista. Falta ainda na foto o baixista John Deacon, o mais reservado e menos espalhafatoso de todos.

Ou seja, actualmente, podemos dizer que 75% de ambas as bandas são compostas por gajos machos, sendo que nos Queen não há arrumadores de carros.

Queen - 1 / U2 -0

Quanto aos Queen se vestirem de mulheres, é um facto. Fizeram-no por diversão porque, como todos sabem, eles não são mulheres. Foi uma paródia a uma sitcom, na altura muito popular no Reino Unido:



Agora, o que me escapa é o que terá dado na cabeça dos U2 para se vestirem de paneleiros.
Ponho as mãos no fogo relativamente ao facto de os membros do Queen serem todos homens.
Quanto a questões de heterossexualidade não ponho as mãos no fogo por ninguém e certamente não o faço pelos U2, principalmente depois disto:




Queen - 2 / U2 - 0

Mas vamos ao que realmente interessa.
Caro amigo MM, sabes bem que só implico com os U2 para te picar. E felizmente tu tens a simpatia e a disposição para entrar na brincadeira.
É por essas e por outras que aprendi a ser amigo de uma pessoa para quem a integridade está em primeiro lugar.

O que têm os Queen e os U2 em comum?

Bem, o alinhamento, talvez...

Baterista - Larry Mullen / Roger Taylor
Baixista - Adam Clayton / John Deacon
Guitarrista - The Edge / Brian May
Vocalista - Bono Vox / Freddie Mercury

A guitarra é de assinatura e, logo, imediatamente reconhecível.
Os respectivos baixistas e bateristas não se limitam a acompanhar as músicas, deixando a sua marca bem presente.
Os vocalistas, para não me alongar em adjectivos, são ícones. Ponto.

Diferenças? Muitas. Graças a Deus.

Os U2 nasceram numa Dublin conturbada, daí o seu som e identidade de origem serem a "música da intervenção" carregando a força de uma mensagem que mude o mundo para melhor.

Os Queen nasceram 6 anos antes numa cosmopolita Londres. Daí o seu som mais melódico, explorativo, cuidado e operático.

Ambos mudaram a face do planeta e ambos foram, a espaços, a melhor banda do mundo.
Só que os Queen também conquistaram os arredores (ah, ah).

Vou deixar aqui dois hinos incontornáveis que ilustram bem a grandeza de ambos, não obstante as evidentes diferenças.

Como de costume, é para ouvir BEM ALTO!




4 comments:

Miguel M. disse...

Pois pois... o video do "discotheque" também era para gozar com uma série, na altura a rodar nos EUA.
Mas se formos falar das imagens actuais, calma aì. Ora vejamos: o Brian May com aquele cabelinho à Marco Paulo é o primeiro que deu continuação às figurinhas ridiculas dos velhos tempos. Depois vem o John Deacon com o seu estilinho à Carlinhos, o Machista Gay e por ultimo temos o Roger Taylor que... espera lá... não é o Elton John que aparece na foto?? Ok, parecia mesmo!

Com pinta de arrumador de carros ou não, têm todos um grande estilo e acima de tudo um grande som. E nenhum deles com pinta de bicha.

U2-15 / Queen-0

Um grande abraço.

Miguel M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Quantum disse...

Pá, o Carlinhos é o Paul Rodgers, o novo vocalista. O Brian May não tem cabelo à Marco Paulo. O Toy é que teve cabelo à Brian May. E essa do o Roger Taylor ser parecido com o Elton John foi no mínimo infeliz, pá. O Adam Clayton é que anda sempre a imitar o Elton John com óculos esquisitos.
Epá, e descobri uma coisa curiosa: enquanto os Queen estão em 5º lugar de vendas globais (300 milhões de discos), os U2 estão em 18º (150 milhões)... Coladinhos aos Backstreet Boys.

ehehehe

Anónimo disse...

Sou grande fã das duas bandas mas sou fanático por U2 e o que posso dizer é que não vamos ver quem é melhor, não vamos ver pelo facto dos Queen estarem em 5 e os U2 em 18! Primeiro quantidade nunca foi QUALIDADE, segundo com a vinda da pirataria as pessoas que compram CDS são escassas comparadas com há 10 ou 20 anos atrás, ou vocês pensam que o álbum "Thriller" de Michael Jackson venderia quase 100 milhões de álbuns em 2009 como vendeu em 1982 na época em que as pessoas eram obrigadas a comprar para ouvir e não bastava ir a Internet e sacar, se fosse por números os U2 ganhavam por larga margem nos sucessivos recordes de vendas de bilhetes, da loucura que é para os ver, também o facto dos prémios dos Queen não serem nada comparados com os dos U2 (se fosse no futebol os U2 eram o REAL MADRID e os Queen uma equipa que nunca ganha taças) a banda QUEEN NEM UM ÚNICO GRAMMY GANHOU AO CONTRÁRIO DOS U2 QUE TÊM 22 até 2005 (É A BANDA QUE POSSUI MAIS, fora prémios MTV etc)...eles são os campeões em titulos se assim se pode dizer....
Mas ao fim de tudo só digo uma coisa ouçam a musica que eles nos oferecem e esqueçam quem é melhor ou pior porque gostos não se discutem!!!