O meu herói



Vieira é um artista diferente; sem querer entrar em lugares comuns, sou contudo obrigado a dizer que Vieira é o verdadeiro artista.

Compositor, escritor, cantor, músico, pintor.

Quem diz Manuel João Vieira, diz João Manuel Vieira, Vieira, Lello Marmello, Lello Minsk, Lello Universal ou Elvis Ramalho: tudo depende se for o pintor, o vocalista dos Ena Pá, o vocalista dos Irmãos Catita, o vocalista dos Corações de Atum ou o candidato à presidência da república (não por esta ordem).

Geralmente, quando se pensa em Vieira, pensa-se nas berlaitadas todas que compõem as letras das suas canções. Desafio-vos, caso ainda não o tenham feito, a procurar mais longe dentro da sua arte.

Por vezes, dou por mim a comparar Vieira com Salvador Dali. Ambos promovem e usam do excesso. Mas a comparação torna-se fútil porque Dali era um surrealista e levava-se demasiado a sério. E eu só imagino Vieira, a encarnação do surreal, a dar-lhe um baile caso uma conversa entre ambos fosse possível.

Vieira encarna a boémia no seu melhor (e pior) conseguindo bater no fundo quando quer e porque quer; depois, para não ser sempre igual e assim, ser igual a si mesmo, sobe ao nível mais alto possível com a qualidade da sua música e com a sua ímpar inteligência e savoir-faire.

Por isso e muito mais, Manuel João, embora saiba que nunca hás-de ler isto, deixo-te a minha homenagem; a minha homenagem ao último dos boémios e quiçá ao último dos genuínos e livres artistas.

E como esta parece ser "a semana dos visionamentos aconselhados" aqui no estaminé, deixo-vos a trailer e um excerto da série "Um Mundo Catita"; uma série de seis episódios com a qualidade da HBO (embora não o seja), que é "uma viagem ao imaginário de Vieira".
Passou há tempos no canal 2 e está disponível para visionamento no site da RTP.


Aproveitem, malta.
Vejam para além do óbvio.








Como sobremesa, vejam também a primeira parte de "O candidato Vieira" (encontram o resto no youtube) e a brejeira e porca "As minhas coisas favoritas".







1 comments:

Anónimo disse...

Engraçado ... como na minha cabeça esta personagem está sempre associada ao agora "Quantum"... vá-se lá perceber... ;)