Às vezes,

quando falo do Benfica, comovo-me.






Sim, eu sei. Há-de parecer piroso, desproporcionado, é só "um clube", e outras ideias que tais.

Um pequeno parêntesis, andei com problemas na m*rda da Net.
Já voltou.

E foi por isso que vi um texto enviado por mail pelo meu amigo MM, sobre o Benfica no tempo do Salazar. E, chamem-me o que quiserem, comoveu-me.

E inspirou-me a reencaminhar o mail para alguém que gostava de ver "convertida" ao benfiquismo. Sei que ela não se vai importar que reproduza aqui o que me saiu do coração naquela altura.
Dando o peito às balas para ser chamado de lamechas/piroso para baixo, aqui vai:

" 3 minutos do teu tempo para te ajudar a compreender melhor o que é ser benfiquista...

Dizer que é ser do clube “underdog”, o que é odiado por todos os que não lhes pertencem.
Classe proletária vs classe trabalhadora em tempos idos...

Ser o clube do povo é muito mais do que uma frase feita, é uma prova dada que a união massiva do povo em volta de um símbolo lhe dá força, ao mesmo tempo que o símbolo dá força à voz comum de quem não tem direito a tê-la...

Tempos que já lá vão, dirás. Mas tempos esses que continuam a moldar a linha pela qual o clube se rege.

É por isso que benfiquistas no mundo são 14 milhões. Mais do que a população portuguesa. Forte ou fraco, é o clube com mais associados pagantes do mundo, e logo dos que nem sempre têm para dar com facilidade.

Nem tudo são rosas, mas quando a poeira assenta, o que fica são os ideais. A determinação. A força e a coragem e, por que não?

O saber que o povo unido,jamais será vencido."


Não vejam leituras políticas neste texto. Estou-me a cagar para eles todos.
Sigo ideiais, não fundamentalismos e principalmente, não sigo caras.

E já agora, partilho convosco uma história mais pessoal.
O meu pai jogava bem futebol. Jogava mesmo muito bem. Mas mesmo bem.
Cheguei a vê-lo, eu puto, ele já avançado na casa dos 30, a fazer delícias únicas com a bola em muito campeonato amador.

É um homem de raízes modestas que veio para Lisboa aos 17 anos, para tentar sozinho ganhar a vida.

Jogou nos juniores do Benfica e tinha boas hipóteses de chegar a sénior.

No último ano de júnior, o patrão dele, dono da pensão que lhe dava o trabalho, a comida e a dormida, Sportinguista por sinal, fez-lhe um ultimato:

"Se queres continuar a jogar à bola, só no Sporting. Se continuares no Benfica, despeço-te."

A resposta do meu pai, que precisava do sustento, foi:

"Se é assim, não vou para nenhum."

Foi a resposta possível de um homem a um calhorda sem descrição. Calhou que o único homem honrado desta história seja do Benfica.
Mas o que fica para mim desta lição tão próxima, não é o "amor ao Benfica".

É o amor à auto-estima.

Uma lição que, não a tendo vivido em primeira mão, me guia em muitas das minhas decisões.
Uma lição que o meu pai, o melhor homem do mundo, já sabia aos 18 anos.

Ele não é assim por ser do Benfica.
Ele é do Benfica porque é assim.

Abraços

5 comments:

Miguel M. disse...

Muito bom! Só nós para percebermos o que é pertencer à família benfiquista e sentir o orgulho em ter esse clube no coração.

O Benfica não é grande...
O Benfica é enorme...
aliás, o Benfica é o MAIOR!!!

Nota: não sei se alguma vez reparaste mas tu discordas com tudo o que eu digo e eu concordo com (quase) tudo o que tu dizes. És uma bestinha do contra!

Um grande abraço.

Quantum disse...

LOL

É um defeito de carácter mas não é de todo pernicioso...

Acredites ou não nessas tretas, parece que os balanças têm tendência para equilibrar os temas, ver as várias partes do todo.

Eu faço-o comigo e o que escrevo ou digo já é produto mais ou menos acabado.
Quando o faço aos outros, é o exercício que faço comigo mesmo...
Não me leves a mal. Significa que te respeito, caso contrário cagava para o que dizes.

Abraço, rapaz!

Anabela disse...

Comecei a ir ao Estádio da Luz ver o Benfica em miúda.
Como somos 2 raparigas, o meu pai não teve hipótese senão levar-me e ainda bem que o fez...
Lembro-me de vibrar, pular e chorar pelo Benfica, pelos golos, pelos jogadores....desde sempre!
Foi uma paixão que foi cescendo e se tornou amor, e hoje é incondicional!

Obrigada Pai
Obrigada Benfica

Cristiano Moreira disse...

Não fiquei convencido.
Vou continuar portista,sim? :)
Um abraço.

Quantum disse...

Opá. Bem-vindo, Cristiano Moreira. E acho bem que te mantenhas portista, o que se diz nestas alturas, como é... ?

Ah,já sei. Ninguém é perfeito.

:-)

Outro abraço